Etiquetas Image Map

quarta-feira, 2 de março de 2016

Mochila nas costas rumo a Curitiba (Brasil)

Curitiba, cidade linda e amorosa, da terra de Guairacá. Jardim luz, cheio de rosa, capital do Paraná. Curitiba é a cidade da página engraçadinha no Facebook, do pão com vina e do leite quente, dos parques e da Gabi. Curitiba encanta a todos, e por mais que curitibano goste de reclamar, sente orgulho de dizer que é de lá!
Se você nunca foi a essa cidade, te dou uma dica preciosa, no momento em que for arrumar a mala não esqueça o guarda chuva e as galochas, mas coloque também um par de havainas e óculos de sol e, só por precaução, leve uma japona. Você nunca sabe como estará o tempo. 

Palácio Avenida, nós e a chuva.
Reserve, no mínimo, quatro dias, para conhecer a cidade e se prepare para caminhar! Não há nada melhor que andar pelo centro, começar ali na Praça Osório, descer toda a rua XV até chegar na Praça Santos Andrade! Você sabia que a primeira Universidade do Brasil está em Curitiba? É a UFPR, logo ali na Praça Santos Andrade, em frente ao Teatro Guaíra. 

Em frente ao prédio histórico da UFPR

A fachada do Teatro Guaíra foi feita pelo artista curitibano Poty Lazzarotto e em vários pontos da cidade é possível conhecer mais de sua obra. Um dos meus painéis favoritos está no Largo da Ordem, é entre a rua XV e a Praça Santos Andrade, então é só esticar a caminhada e você chega a mais um ponto maravilhoso da cidade. Nos domingos o Largo é transformado em uma grande feirinha de artesanato! Também, domingos  pela manhã, é possível ouvir a Orquestra Sinfônica do Paraná no Teatro Guaíra. 


Largo da Ordem e mural do Poty Lazzarotto


Curitiba é chamada de Capital Ecológica e isso se dá, também, a grande quantidade de parques espalhados por toda a cidade. Curitibano adora correr e passear com os amigos e familiares no domingo em algum parque. O mais popular é o Parque Barigui e meu preferido é o Jardim Botânico, no Ensino Médio fiz estágio em uma escola que fica em frente e sempre aproveitava os minutos de descanso para deitar à sombra de alguma árvore junto de uma amiga! Outro local ao ar livre que está sempre lotado, é o Museu Oscar Niemeyer. Na realidade, o parque que está aos fundos do museu, conhecido como parcão. O MON, como chamamos este museu, é uma verdadeira obra de arte arquitetônica planejada pelo Oscar Niemeyer (por isso o nome, né...), vale a pena a visita! 



Meu cunhado interagindo com as capivaras no Parque Barigui

Além de passear em parque, curitibano adora uma feirinha, tanto que todos os dias tem feirinha em algum ponto da cidade! Só de lembrar da feirinha me dá saudades de comer espetinho e pastel! E quando lembro de espetinho, lembro também de churrasco! E de risoto, pizza, frango com polenta, pinhão... A culinária do Paraná é deliciosa e sofreu influência dos diversos grupos étnicos que colonizaram a cidade (poloneses, espanhóis, ucranianos, japoneses...). Turista almoça sempre no Madalosso, mas é possível encontrar outros bons restaurantes, inclusive vegetarianos! Um passeio pelo Mercado Municipal, também é uma boa ideia para quem gosta de provar os sabores do local que está conhecendo. 
Sabe aquela história de que curitibano é fechado? Tudo mentira! Vá a algum bar em que as pessoas ficam na rua, como os da região da São Francisco, e verá como somos alegres e amigáveis! Se você gosta de dançar, é só escolher o ritmo e ir se dívertir. A região do Batel é a mais famosa, mas as casas noturnas pé de chinelo que estão espalhadas entre São Francisco e Centro são as minhas queridinhas (especialmente as voltadas ao público LGBTS). 

Mikko no MON
Não esqueça de andar de biarticulado, de comer pão com vina e gengibirra, provar mimosa, comprar lápis e borracha para guardar no penal e conhecer algum piá gente boa. Vá treinando o sotaque e bem vindo a minha Curitiba! 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...