Etiquetas Image Map

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Minha vida na Finlândia: Cinco diferenças culturais

Uma das questões mais legais de conhecer novos lugares e/ou aprender novas línguas é entender sua cultura e seus costumes e desmitificar muitos esteriótipos que formamos a partir de fotos, filmes, livros... Porém, quando você passa a viver em um país diferente, precisa não só reconhecer as diferenças mas se adaptar à elas, afinal, ninguém gosta de se sentir um pato no galinheiro.
Eu acreditava que por viver com um finlandês há três anos tiraria de letra as diferenças culturais. Ledo engano, marido nasceu na Finlândia mas tem alma de brasileiro. Assim que, estou aqui, sofrendo para me adaptar como qualquer imigrante que não seja russo ou sueco. Vou contar à você algumas dessas peculiaridades finlandesas, mas antes quero que saiba que aqui não tem apenas heavy metal e que finlandês sabe rebolar SIM, caso queira tirar a prova dê o play na música abaixo e a use como fundo musical enquanto descobre mais sobre a terra do Papai Noel!




1) Hábitos alimentares

Não tem feijão com arroz. Nem ovo frito com a gema mole. Finlandês que se preze come batata. Purê de batata ou batata assada. Todo dia. As vezes pode ser batata frita (que na verdade é assada no forno). No verão tem uma batata especial conhecida como batata nova, ela você cozinha com casca e come com manteiga e cebola. 
Pulla de canela
Comem muita carne de porco ou carne moída. No mercado carne temperada chega a ser 3€ mais barata que a sem tempero (eu compro a temperada e lavo antes de cozinhar). Salada é pepino japonês, as vezes alface e tomate, tudo sem tempero (óbvio que há outras opções de verduras e saladas, mas o básico é isso)! Tem também uma variedade enorme de maioneses já prontas, eles adoram. Adoram também comer salsicha e colocar ketchup e mostarda escura na comida. Comem salmão assado, frito e em sopa (uma delícia).
Gostam muito de pão e, acredito que por isso, a variedade de tipos é grande! São quatro os trigos usados (ruis, ohrä, kaura e vehnä). Na hora do almoço a mesa é arrumada com o prato quente e mais uma cesta de pão, presunto (variedade de embutidos grande também), queijo e manteiga, além do leite. Sim, não é água nem refrigerante, no almoço se bebe leite! A Finlândia é um dos maiores consumidores de laticínios do mundo, cada habitante bebe aproximadamente 130 litros de leite por ano! Ah, e no café da manhã comem mingau.
Se você for visitar algum finlandês saiba que terá que beber ao menos uma xícara de café (ou chá, caso você não goste de café) e comer um pulla. Além do pulla há um doce chamado munkki e os chocolates Fazer.

2) Pontualidade

Devo confessar que essa característica é invejável em um primeiro momento, mas com o passar do tempo chega a ser incômoda, principalmente para alguém que está sempre atrasada como eu. 
Você combina de receber seu amigo às 16h, pode ter certeza de que ele chegará ao menos 10 minutos antes. Se o banco marca encontro às 10h, ele realmente será às 10h. Sua aula começa 8h10, 8h15 a porta fecha e se você chegar depois desse horário precisará bater na porta e esperar alguém abri-la (as portas trancam automaticamente quando fechadas), o que faz o professor parar a aula e todo mundo te olhar! Na academia preciso chegar 10 minutos antes da aula começar ou não me deixam participar dela (sério, semana passada cheguei faltando 6 minutos e a aula já não marcava no sistema, e eu já havia levado falta).

3) Calor humano

Sabe aquilo que sempre dizem dos europeus, de que são frios? Verdade. 
Aqui você não precisa beijar nem abraçar ninguém quando o conhece pela primeira vez, nem quando o reencontra pela segunda. Também não cumprimenta ou se despede de seus amigos, parentes ou pais com beijos ou abraços. Um aperto de mão é mais que suficiente e dispensável.
Você não precisa atravessar a rua para cumprimentar um conhecido que esbarrou pelo caminho, um sorriso de longe já mostra que o viu. Não precisa elogiar a comida que cozinharam para você, se comeu tudo que colocou no prato já é sinal de que gostou. Não precisa dizer que a casa é bonita nem que o vestido novo ficou maravilhoso. 
Sem beijo, sem abraço e sem elogios. Essa é uma característica muito difícil, me sinto mal por não dar um beijo na hora do oi, mas tenho me assustado quando alguém vem e me abraça (será que estou entrando na cultura?)! Mesmo sem toda essa demonstração de afeto os finlandeses são muito educado e solícitos.
Situação real: Na hora de cumprimentar os noivos em um casamento, abracei os dois e, levada pelo costume e pelo embalo, também abracei e beijei a mãe da noiva, que estava junto. Ela se assustou de um jeito que apertei a mão dos pais do noivo para evitar novos sustos...

4) Recebendo amigos em casa

Acho isso muito, mas muito engraçado! 
Se você mora em casa, receber amigos é assim: você liga convidando-o para ir à sua casa. Ele chega, abre a porta, tira os sapatos e entra. Quando você percebe ele já está na sala te dizendo "oi". Se você mora em apartamento, ele precisa apertar a campainha (por causa das portas que trancam quando fechadas). Abrem geladeiras, ligam tv, mexem em armários (essa parte acho ótima porque não sei ficar servindo, gosto de pessoas independentes). Na hora de ir embora, independentemente de ser casa ou apartamento, ele se levanta e diz "tchau", coloca seu sapato, abre a porta e sai. Simples assim, você não precisa acompanhar ninguém até a porta. 
Situação real: Um casal de amigos veio dormir aqui em casa, pois no dia seguinte viajariam à Estocolmo e precisariam sair de casa às 6h30. Na noite anterior, me despedi e desejei boa viagem, e o Mikko fez o mesmo. Eles acordaram 5h30, tomaram café da manhã, pegaram suas coisas e foram embora. Quando eu acordei já não tinha mais visita em casa. 

5) Sauna e nudez

Adami etsii Eeva
Como comentei no post das nádegas, aqui a nudez é algo natural. Você fica sem roupa na frente de todos quando vai à piscina e à sauna pública, quando toma banho depois da academia e quando faz sauna com os amigos. Ficar pelado na frente dos outros é tão normal quanto ficar apenas de toalha. Após uma sessão de sauna, todos saem enrolados em suas toalhas para beber uma cerveja e se refrescar, depois do banho é a mesma coisa, enrolados na toalha assistem televisão. Falando em televisão, há um programa chamado Adami etsii Eeva, no qual três pessoas se encontram completamente nuas em uma praia paradisíaca. O programa é transmitido em canal aberto às 21h e sem tapa sexo, durante uma hora você pode ver uma variedade de pintos, pererecas, peitos e bundas.
Acredito que enxergar o corpo nu com tamanha naturalidade venha do costume de fazer sauna, os finlandeses amam sauna (curiosidade: em finlandês sauna é sauna! Agora você já sabe uma palavra em finlandês) e quase todas as casas e apartamentos têm uma, se não há uma no apartamento com certeza há uma de uso comum no prédio. Fazer sauna é uma delícia, relaxa os músculos e ajuda em gripes e resfriados. Aqui o frio é mais comum que o calor, assim que ir para a sauna é não passar frio por alguns minutos. Na sauna a temperatura chega facilmente aos 80 graus, e para refrescar ar fresco, água ou cerveja. No verão e na primavera você pode nadar no rio (a água é gelada mas é uma delícia sair de uma sauna escaldante e pular em uma água geladinha), no inverno e no outono as opções são rolar na neve ou nadar no gelo (avantouinti). Refrescou? Volta para mais uma sessão de sauna! 
Eu ainda não nadei no gelo, mas quero fazê-lo este inverno! 

-20C, banho de neve após sauna
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...